Hisaishi aprendeu a tocar violino aos 4 anos de idade. Após brilhante conclusão dos seus estudos musicais, entrou em 1969 no Departamento de Composição do Colégio Kunitachi.
Foi lá que se começou a interessar-se pela música minimalista e iniciou a composição de música moderna, vertente esta que só se ia acentuar mais tarde ao compôr para os filmes de Miyazaki.
Em 1982, o seu primeiro albúm a solo "Information" estabeleceu o seu estilo, livre de toda e qualquer influência. A música por ele escrita para filmes como "Kaze no Tani no Naushika - Nausicaa" (de Hayao Miyazaki) tornaram-no extremamente popular, isto em 1984.
A sua popularidade foi confirmada tanto em Nova Iorque como em Londres, onde cada vez mais os seus albuns a solo o estabeleciam como um dos melhores autores-compositores, particularmente no domínio do cinema e dos filmes publicitários.
Em 1988 ele cria a sua própria editora e regista um album de piano a solo. Em 1989 produz o seu primeiro album em Nova Iorque "Pretender", aparecendo regularmente em concertos.
Depois Joe Hisaishi escreveu a sua autobiografia e estabeleceu-se em Londres onde se tornou um compositor extremamente activo.
Continua a regressar ocasionalmente ao Japão por períodos de tempo curtos. Foi durante um desses períodos que ele escreveu a música do film "Sonatine".
Sem comentários:
Enviar um comentário