17/01/11

Profissão-Professor

Professor

Monitor, pai, mãe, educador, psicólogo ..... são todas as profissões que um professor deve ter para conseguir sair de dentro de uma sala de aulas com a consciência tranquila. Para se ser um profissional à altura dos nossos alunos, temos que ter uma paixão muito forte por tudo. Mas as aulas de instrumento tem uma característica muito especial, são na sua maioria individuais, há um contacto mais  pessoal com o aluno o que permite que sejamos ainda mais qualquer coisa que pais e mães. Estamos sempre atentos se eles estão bem na escola, as notas, a familia. Tenho um caso em que uma aluna está a passar uma situação dificil em casa e eu tenho feito de psicóloga da miuda! Não gosto de a ver assim e fico preocupada. Claro!

Mas ainda nas aulas individuais, a vantagem de uma escola particular é que não há nenhum programa a cumprir e o desenvolvimento é feito à medida de cada um deles. Mas isto não significa que sejamos desleixados com eles e que não estejamos atentos. Tenho como filosofia que se o aluno não estuda em casa estuda na aula e comigo costuma resultar.

O Amor que tenho por esta arte é enorme e estou de facto na profissão certa para mim, adoro ver e ouvir os meus alunos a brilhar, e não falo só nos de violoncelo mas sim em geral, da escola toda, para mim eles são todos "Os meus meninos". Não compreendo como é que se vai para uma profissão como esta sem amor à profissão, não compreendo como se é capaz de deixar um aluno fazer o que quer nas aulas, não ser competente e não ficar preocupado com o sucesso dos alunos, sendo que a sua imagem corre risco de ruir.

Depois de analisar a minha vida profissional, chego a uma conclusão que para muitos é escandalosa, é graças e estes professores, incompetentes, inconscientes, que estão no ensino porque não servem para mais nada, que se penduram naquelas pessoas como eu, boas e generosas para subir na vida não olhando a meios, que o ensino da música está no nivel que está, baixo e com uma exigencia fraca e débil.

Tudo na vida tem um preço e ser-se mau profissional na sua área é para mim o mais elevado. Tudo se descobre, tudo tem uma razão de ser e nada acontece por acaso.

F

Sem comentários:

Enviar um comentário